quarta-feira, maio 26, 2010

CONVITE DE CASAMENTO


A hora de escolher os convites de casamento é um dos tormentos mais gostosos. Mas oh itenzinho pra gerar dúvidas viu!
Antigamente era comum o uso de convites extremamente formais, sem que fosse observado o estilo do evento. Se o casamento terá tudo muito simples, não há necessidade de um convite muito formal, cheio de adornos chiques. Hoje em dia é legal pensar no estilo da recepção, da cerimônia, dos noivos principalmente e ai sim começar a pesquisa. Vai ai algumas dicas:
  • A principal função do convite é convidar, então cuidado para não perder o foco evitando textos longos que possam confundir o convidado.
  • Uma boa caligrafia no texto do envelope nunca é demais!
  • RSVP: Sigla francesa que diz "Réspondez s'il vous plait" que significa "Responda por favor", aqui no Brasil é um hábito novo, que está a cada dia sendo mais aceito e conhecido, é um modo dos organizadores terem uma prévia do número de convidados no dia do evento. O RSVP é indicado especialmente para os casamentos e ocasiões mais formais.
  • Confeccione seus convites com uma margem de segurança, no mínimo 10 convites a mais da quantidade de convidados, nunca o número exato. Lembre-se que os pais, irmãos, pessoas queridas e os próprios noivos podem querer ter um convite para guardar de lembrança. Sem contar que você pode querer de última hora acrescentar alguém à lista.
  • Ao mencionar o horário da cerimônia no convite, coloque meia hora antes do horário real. Por exemplo: Se vai se casar as 20:00hr, coloque no convite as 19:30hr. Assim haverá tempo suficiente para que as pessoas se cumprimentem e se acomodem (inclusive os convidados mais atrasados). Assim, a noiva pode chegar na hora certa, que é as 20:00hr, casar-se sem atraso e aproveitar mais da festa! Mas isso tem que ser segredo heim meninas pooor favor, que os convidados não saibam!
  • O uso de convites individuais para entrada na recepção intimida os convidados mal educados para que não levem mais pessoas além das que os noivos convidaram. Além também de agilizar o controle de pessoas na entrada.
  • Como dever ser o tratamento no convite? Ahááá, esse item deixei para comentar por último, pois percebo que gera muitas dúvidas, logo, tem muito o se que falar...
Vamos lá...
É de bom tom usar apenas Sr. Sra. o nome e ao menos um sobrenome do convidado.
Ex: Sr. Roberto Oliveira
Mas e se o Sr. Roberto for casado?
Use: Sr. Roberto Oliveira e Sra.
Ou: Sr. Roberto Oliveira e Sra. Fátima Martins Oliveira
E se o Sr. Roberto além de ser casado, tiver filhos?
Sr. Roberto Oliveira e Família
Assim o convite se estende a todos os membros da família. Mas se na casa do Sr. Roberto tiver algum parente que você também queira convidar, entregue um convite à parte.
Para os mais jovens ou pessoas íntimas, dispensa-se o tratamento por Sr. ou Sra.
Danilo e Vanessa são casados, sou mega amiga de trabalho da Vanessa, mas não tenho intimidade com seu marido, a quem devo dirigir o convite? Ao Danilo primeiro, depois à Vanessa! O convite sempre é dirigido ao homem, mesmo que você tenha mais intimidade com a mulher.
Ex: Danilo Domingues e Vanessa Lima Domingues
Se você tem uma amiga casada e pretende mandar o convite em nome dela "Fulana e família", pois não sabe o nome de seu marido, esqueça! Ficará muito deselegante e grosseiro, pergunte naturalmente à amiga qual o nome do marido e faça a coisa certinha!
Como convidar uma amiga que é mãe solteira e mora com os pais?
Mariana e filhos
Ou: Mariana e família, se quiser estender o convite também aos pais dela.
Como convidar um casal de namorados? Devo mandar um convite pra cada?
Se for um namoro sólido, a mesma regra para casais casados, nome dele na frente, em seguida o dela.
Se ambos são amigos dos noivos, mas nem é um namoro sério, estão só ficando: Um convite pra cada!
Use os pronomes de tratamento mais formais, como: Ilmo., Exmo., apenas para políticos e militares.


Veja melhor as fotos dos convites deste post e muitos outros modelos no blog: http://tatitassi.blogspot.com/ a Tati desenvolve sempre convites maravilhosos, podem seguir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário