quinta-feira, maio 20, 2010

O CERIMONIAL


Ontem uma noivinha me perguntou quantas músicas ela deveria escolher para o cerimonial (rito católico). Respondi por e-mail pra ela, mas achei interessante postar o texto aqui, pois essa pode ser a dúvida de mais noivinhas também.

A escolha das músicas é muito pessoal, uma música que pode ser maravilhosa pra mim, pode não ser para os noivos, então deixo que eles escolham, a não ser que queiram mesmo minha ajuda.

A ordem do cortejo costuma ser padrão, a não ser que os noivos queiram mudar alguma coisa e a igreja autorize:

1º Entrada dos pais e padrinhos: Você pode usar um tema atualizado (como temas de filmes, músicas clássicas ou até mesmo uma música nacional que tenha um significado oportuno em sua letra), para o inicio do cortejo, escolha uma música alegre, mas sem muito impacto, pois a entrada mais importante é a da noiva.
2º Entrada do noivo: Nessa hora eu sugiro algo com uma certa "pompa" com um caráter masculino e nobre.
3º Entrada de floristas ou damas e pagens: Um momento gracioso e encantador na cerimônia, as crianças costumam arrancar sorrisos e elogio de quem assiste, músicas suaves com base em flautas e violinos caem bem.
4º Entrada da noiva: É hora de caprichar! A tradicional Marcha Nupcial é bem utilizada e sempre causa impacto, lágrimas e arrepios nas pessoas, mas existem outras opções.
5º Entrada das alianças: Usa-se o mesmo critério da entrada das damas e pagens.
6º Benção das alianças: É um momento que pede mais suavidade, a opção de violinos ou uma das várias versões de Ave Maria pode ser interessante.
7º Assinatura e cumprimentos: Esse um dos momentos mais emocionantes da cerimônia, onde pais e padrinhos costumam se emocionar entre lágrimas na hora dos abraços, escolha um tema bem alegre que faça jus a ocasião.
8º Saída: É hora de uma alegria indescritível, escolha uma música grandiosa e feliz, de preferência que tenha um significado pra vocês.

Obs.: O cumprimento dos pais padrinhos pode ser feito de duas maneiras: O tradicional, onde a noiva passa e abraça os padrinhos de seu lado, o noivo faz o mesmo do lado dele e depois trocam.
Ou de um jeito que está sendo bem utilizado também hoje em dia, os noivos permanecem parados em frente ao altar e cada casal (um de cada lado e um por vez) vai até os noivos, cumprimentam e se retiram pela nave. Após a saída de todos, a música muda e é hora da triunfal saída dos noivos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário